Comportamento

Comportamento

BULLYING

O que é?

Todos os dias a vida de milhares de crianças e jovens brasileiros é afetada por um fenômeno cada vez mais comum: o bullying escolar.

De origem inglesa, a palavra bullying corresponde a um conjunto de atitudes de violência física e/ou psicológica. É um tipo de agressão intencional, que ridiculariza, humilha e intimida suas vítimas.

Algumas crianças, por serem diferentes de seus colegas – altos ou baixos demais, gordinhos ou muitos magros, tímidos, nerds, mais frágeis ou muito sensíveis, sofrem intimidações constantes. Discriminadas em sala de aula, as vítimas de bullying, na maioria das vezes, sofrem caladas frente ao comportamento de seus ofensores. E as conseqüências podem ser desastrosas: desde repetência e evasão escolar até o isolamento, depressão e, em casos extremos, suicídio e homicídio.

 

CONSEQUENCIAS DO BULLYING

Entre as principais conseqüências deste tipo de violência, estão:

v  Sintomas psicossomáticos

v  Transtorno do pânico

v  Fobia social (Transtorno de Ansiedade Social – TAS)

v  Transtorno de Ansiedade Generalizada – TAG

v  Depressão

v  Anorexia e bulimia

v  Transtorno Obsessivo Compulsivo – TOC

v  Transtorno do Estresse Pós-traumático – TEPT

COMO COMBATER

O bullying é, antes de tudo, uma forma específica de violência. Sendo assim, deve ser identificado, reconhecido e tratado como um problema social complexo e de responsabilidade de todos os envolvidos. Nesse sentido, a escola pode e deve representar um papel fundamental na redução desse fenômeno, por meio de programas preventivos e ações combativas nos casos já instalados. Para isso, é necessário que a instituição escolar atue em parceria com as famílias dos alunos e com todos os setores da sociedade que lutam pela redução da violência em nosso dia a dia.

 

VOLTA POR CIMA DE GRANDES TALENTOS

O bullying ocorre em todos os tipos de escola, independentemente de sua tradição, localização ou do poder aquisitivo dos alunos. Prova disso é que personalidades do showbizz, do mundo dos esportes ou da política também não estiveram imunes ao convívio de agressores e muitos foram vítimas desse tipo de violência. Como o nadador norte-americano e recordista mundial Michael Phelps, o atleta sofreu bullying na infância por ter transtorno do déficit de atenção com que ele nunca seria alguém de sucesso.

Situações parecidas aconteceram com Madonna, Bill Clinton, Steven Spielberg e muitas outras personalidades que alcançaram o sucesso. A atriz Kate Winslet enfrentou sérios problemas por causa de seu peso, sendo desencorajada por colegas de escola.

Translate this Page
Internet
Você é a favor do anonimato na internet?
Sim
Não
Ver Resultados

Rating: 2.8/5 (24 votos)




ONLINE
2